quinta-feira, 25 de novembro de 2010

7 Motivos Para Não Pregar a Volta Iminente de Jesus

A maioria dos evangélicos crê em uma Volta iminente de Jesus. Em alguns grupos esta realidade é mais visível do que em outros.

Eles afirmam que a Volta de Jesus pode acontecer a qualquer momento. O problema entretanto, está no fato deles sempre tenderem para um imediatismo não justificado dizendo que os sinais de Sua Chegada revelam tal proximidade. O próprio Jesus não sabia a data de Sua Vinda, nem os Seus discípulos. Pelo que podemos ver na Bíblia estes também possuiam uma crença em uma Volta imediata de seu Mestre, mas se enganaram muitas vezes ao falar sobre o assunto.

Datas para a Volta de Jesus ou para o "fim do mundo" desde cedo insistem em invadir as igrejas e a população mundial, mas não são tão populares para mim. Penso que também há um grande erro aqui.

Um exemplo disso são as ondas que surgem de tempos em tempos falando sobre uma possível terceira Guerra Mundial, "decretos dominicais", código de barras, calamidades globais, "profecia" maia, desastres naturais, etc. Pode-se dizer que na visão destas pessoas se alguma coisa dá errada ou parece dar arrada é o fim do mundo que vem chegando, mas isto não condiz com a realidade.

Mesmo que partamos da idéia de que Deus oferece algum sinal mundial de Seu descontentamento com a raça humana ainda assim não há como se concluir inevitavelmente a Volta física do Seu Filho.

Não estou defendendo uma Volta "tardia" de Jesus, mas me opondo a crença em uma Volta iminente ou simplesmente próxima, embora um dia ela venha a condizer com a realidade assim como a primeira o fez por muito tempo. Creio que a melhor resposta que pode ser dada a este movimento não chega a ser "Jesus não virá tão cedo" já que não posso justificar tal alegação, nem mesmo que seja "eu não sei", mas sim "eu não sei e você também não sabe". Não temos motivos pra pregar uma breve Volta de Jesus. Ela pode, ao contrário, do que muitos pregam "tardar" mais ainda.

Creio que existem várias motivações para não nos apegarmos a este sistema teológico de alarmadores, mas talvez estas sejam as principais:

1. A data real da Volta de Jesus claramente não é revelada;

2. O fato da Volta poder ser imediata não quer dizer que seja imediata;

3. Os "sinais" do fim dos tempos são temerários e não implicam em uma Volta imediata já que ocorrências como tragédias podem descartar uma visão escatológica;

3. A crença em uma teórica Volta imediata guia-nos consciente e inconscientemente à fugir do presente garantido;

4. Desapontamentos e ceticismo não são consequências difíceis quando se prega injustificadamente uma Volta imediata;

6. A pregação de uma Volta imediata é quase tão danosa quanto marcar uma data expecífica par o fim dos tempos;

7. A crença em uma Volta não precisa ser imediata para possuir um valor significante ou alertador na escatologia cristã.

_

Um comentário:

  1. O MEU AMIGO PARA ENTENDER A VOLTA DE CRISTO EM PRIMEIRO LUGAR,VC PRECISA REALMENTE CONHECER A JESUS E TER UM ENCONTRO VERDADEIRO C/ ELE A ACEITÁ-LO COMO O SEU ÚNICO E SENHOR SALVADOR,E DEPOIS A PALAVRA DE DEUS DISSE QUE ELE VIRÁ COMO UM LADRÃO,.ISSO QUER DIZER,NÃO É QUE ELE VAIS NOS ROUBAR OU ALGO ASSIM,MAS O QUE A PALAVRA DE DEUS SE REFERE É:QUANDO É QUE VC ESPERA UM LADRÃO ENTRAR NA SUA CASA E TE ROUBAR?BOM ELE NUNCA IRÁ TE AVISAR QUE VAI TE ROUBAR SIMPLESMENTE ELE VAI FAZER ISSO QUANDO VC ESTIVER DESPREVENIDO ENTENDEU?
    PARA O SEU PRÓPRIO BEM A A SUA SALVAÇÃO ANTES DE LER A BÍBLIA ORE A DEUS E PEÇA QUE ELE TE DÊ ENTENDIMENTO DA PALAVRA DELE,E GARANTO QUE ELA IRÁ MUDAR A USA VIDA E SERA SALVO VC E SUA CASA
    QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE...

    ResponderExcluir