terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ateismo, Evolucionismo e uma Falsa Dicotomia

A falácia da falsa dicotomia (também pode ser chamada de falácia de falso dilema, falácia de pensamento preto e branco, ou falácia de falsa bifurcação), descreve uma situação em que dois pontos de vista alternativos - freqüentemente, mas não necessariamente, dois extremos de um espectro de possibilidades - são colocados como sendo as únicas opções, quando na realidade existe uma ou mais opções que não foram consideradas.

É de entristecer a ausência de pensamento crítico em alguns grupos (sejam eles ateistas ou religiosos) quando nos é proposta aquela velha ladainha:

1. Ou Deus existe ou o evolucionismo é verdadeiro;
2. O evolucionismo é verdadeiro;
3. Logo, Deus não existe.

A afirmação de que o teismo e a teoria evolucionista são incompatíveis não pode ser logicamente justificada. Primeiramente a evolução é irrelevante para a veracidade do teismo propriamente dito já que os naturalistas tem fracassado ao tentar demonstrar que Deus é uma figura descartável no processo evolutivo mantendo a possibilidade do mesmo ser apenas um meio pelo qual Ele trabalha.

Em segundo lugar, não vejo problemas em abrir mão da doutrina da inerrância bíblica para afirmar que tendo sido a pergunta "de onde viemos?" uma pergunta inquietante para os escritores bíblicos possa em muito tê-los guiado ao desenvolvimento de explicações mitológicas das origens, afinal todos os demais grupos religiosos possuiam suas explicações para a origem do mundo forçando-os a fazer o mesmo.

O fato de os povos primitivos terem criado vários mitos da Criação não implica no fato de que Deus não exista ou de que não seja o Criador do universo. Deus pode Ser o Guia por tráz da evolução biológica das espécies já que a própria idéia de "evolução" torna a teoria de casualidade absurdamente falsa.

Por isso, não posso concordar com a tola pregação de que o evolucionismo é necessáriamente uma explicação naturalista simplesmente por ir contra os mitos criados por este povos limitados em seus tempos sobre os seus conhecimenos acerca do mundo.

Qualquer dúvida que venha a ser levantada sobre o evolucionismo biológico é simplesmente científica e não sobre a veracidade da inspiração bíblica já que sua mensagem consiste essêncialmente na afirmação de que Deus existe e de que todos os seres vivos existem debaixo de Seu Propósito. A afirmação de que o evolucionismo é verdadeiro não derruba a hipótese Deus assim como não o fazem as demais leis da natureza, tornando-se simplesmente mais uma de suas leis. O teismo cristão assim, não está irremediávelmente comprometido com uma Criação de 6 dias literais.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário