quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Que é o Batismo Com Fogo?

Mateus 3,11:

Eu vos batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. De fato, eu não sou digno nem ao menos de tirar-lhes as sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.


Lucas 3,16:

João tomou a palavra e disse a todos: “Eu vos batizo com água, mas vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das sandálias; ele vos batizatá com o Espírito Santo e com o fogo”.


A maioria dos evangélicos (em especial os pentecostais) interpreta o batismo com fogo citado por João Batista como um simbolo do revestimento do Espírito Santo. Para eles este fogo possui alguma relação com o fenômeno do Pentecostes descrito no livro de Atos. O problema desta interpretação é que ela desrespeita alguns princípios básicos da leitura crítica. Primeiramente fica bem nítido que esta explicação é redundante e desconsidera o contexto do discurso de João Batista. Além disso, o texto claramente distingue as duas formas de batismo ao colocar ele vos batizatá com o Espírito Santo(1) e com o fogo (2). Esta distinção percebida na linguagem utilizada é o suficiente para concluirmos que se trata de uma proposta dualista, mas não temos ainda a resposta para a pergunta o que é o batismo com fogo?.

O contexto de Mateus 3.7-12 nos pode esclarecer muitas coisas:

"E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.

E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará."

Identificando o seu público-alvo fica mais fácil compreender o que João Batista queria dizer com tal expressão. Ele se dirige a dois grupos também distintos. De um lado temos pessoas convertidas à sua mensagem e de outro temos fariseus e saduceus como um simbolo de hipocrisia religiosa. Fica claro que ele ao falar sobre o batismo no fogo está fazendo uma referência ao fogo do Juizo Final. A mensagem que nos é transmitida é que os que aceitarem Jesus como o Messias receberiam o batismo com o Espirito Santo e os que o rejeitarem receberão o castigo do Juizo, ou seja o batismo com fogo.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário