domingo, 19 de dezembro de 2010

William Lane Craig e Os Que Nunca Ouviram o Evangelho

William Lane Craig é sem dúvida alguma o principal debatedor cristão da atualidade. Possui um histórico invejável quando o que vem em mente é o seu trabalho filosófico e o seu desempenho em debates teológico-filosóficos. É inquestionávelmente um dos meus pensadores favoritos apesar de possuir pequenas divergências com algumas teorias que ele defende.

Craig tem defendido que todos os que morrem sem a capacidade de conhecer o cristianismo estão definitivamente perdidos. Deus em Sua sabedoria sabe que estes não se converteriam ao Evangelho caso tivessem a oportunidade de fazê-lo. Assim, apelando para o molinismo ele resolve o problema dos não evangelizados.

Primeiramente deve-se lembrar que Craig é incapaz de provar isto. Não é de um fato que estamos falando, mas de uma explicação alternativa como tantas outras. Sua função é demonstrar que a questão que envolve os não evangelizados não é nenhum monstro de duas cabeças.

Em segundo lugar, não creio que tenhamos qualquer garantia de que TODOS os que não ouviram o Evangelho rejeitariam ao cristianismo caso tivessem a oportunidade de conhecê-lo. É possível que tal alegação não seja verdadeira.

Além disso, não vejo motivos para crer no seguinte silogismo:

1. João morreu;

2. Logo, Deus não mais perdoa João.

Este silogismo me mostra um conceito nonsense do amor e da misericórdia divina a não ser que se acrescente a premissa João não se arrepende.

Ao menos que alguém diga que as pessoas ao morreren não se arrependem mais ou não possuem capacidade de se arrepender prefiro não crer nesta proposta para não limitar o amor de Deus pela Sua Criação à um mero fenômeno deste. Continuo optando pelo inclusivismo não assumido de Karl Barth.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário