sábado, 4 de dezembro de 2010

Evento Escatológico Envolvendo Uma Futura Seca do Rio Eufrates?

Geralmente os dispensacionalistas pré-tribulacionistas são os que mais ficam entusiasmados com uma notícia destas, mas não creio que ao analisar Apocalípse 16.12 e 9. 13-16 tenhamos base para tal alegação. Deve-se lembrar que o Apocalípse é um livro profundamente simbólico e que está ligado a um contexto histórico que não pode ser ignorado.

No livro escatológico o império Romano é chamado simbólicamente de Babilônia. No apogeu da antiga Babilônia, as águas, abundantes do Eufrates constituíam parte importante do sistema defensivo dela. Em 539 AEC, essas águas se secaram quando seu curso foi desviado pelo líder persa Ciro. Assim se abriu o caminho para Ciro, o persa, e Dario, o medo, os reis "do nascente do sol", entrarem em Babilônia, e a conquistarem. (Isaías 44:27-45:7; Jeremias 51:36). O mesmo deveria ocorrer com o outro império, mas simbólicamente.

Desta maneira não vejo como se basear nestes textos para alegar que a possível seca do Eufrates seria uma profecia bíblica cumprida ou um sinal do fim dos tempos.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário