sábado, 25 de dezembro de 2010

A Criação do Estado de Israel é Um Sinal Escatológico?

Não. Eu devo reconhecer que a criação de um Estado como a que está em questão é algo "altamente improvável", mas não vejo nenhum motivo para ver isto como um sinal escatológico. Geralmente religiosos cristãos e judeus utilizam o texto de Isaias 11 para defender a predição de tal profecia, mas considerando que os escritores bíblicos estavam introduzidos em um contexto profundamente patriótico e patriarcal não haveria nada mais normal do que apelarem para "profecias" em que Deus restauraria a Terra Prometida independente de quantas vezes ela fosse perdida.

É absurdamente provável que um povo que acredite em um Deus poderoso e nacional creia também que Ele venha um dia a reestabelecer a sua terra. O mesmo se dá em outros textos bíblicos e até mesmo em vários outros povos espalhados pelo mundo.

Uma pessoa, por exemplo, pode acreditar em uma coisa improvável e esta coisa improvável acontecer, mas isto não quer dizer que ela aconteceu necessariamente porque ela cria nisto. Uma coincidência é o que temos aqui.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário